Programa Unidos Pela Fé
É um programa Gospel que está na
grade de nossa programação de segunda à sexta - feira das 18:00 hs às
20:00 hs trazendo muitas músicas de louvor e pregação a todos ouvintes
de nossa rádio web.
Música gospel
História
O
gospel é a música cristã negra nos Estados Unidos da América. Talvez um
dos velhos estilos da música negra que realmente se aproximou do Gospel,
foi o Negro Spirituals (em português, as canções harmoniosas dos
"Espirituais dos Negros").
O foco desta breve história é a música
que fluiu da igreja Afro-americanaque deu origem a vários estilos
musicais como Blues que influenciou a Música country que constituem a
American folk music, Rhythm and blues conhecidoo como R&B, Jazz,
Soul, que deram origem ao Hip Hop, , Rock and Roll,que deram origem a
Música Pop, e inspirou uma cornucópia de corais modernos, artistas do
mercado Rhythm & Blues, e o atual Gospel contemporâneo (Música
Cristã Contemporânea), além de outros estilos musicais do gênero.
Alimentado
pela gigantesca indústria multibilionária de gravação musical nos
Estados Unidos, o "pequeno infante" da música Gospel pulou do seu berço
humilde e cristão e atravessou as muralhas da igreja para um mercado bem
diferente do mundo atual.
E, o Gospel continua a crescer. De
acordo com a revista Norte-americana, Gospel Today, dentre 2003 e 2008,
sete gravadoras criaram divisões especiais somente para lidar com
artistas Gospel; as estatísticas da mesma publicação indicaram que os
selos independentes cresceram 50%, e o rendimento das vendas só de
música Gospel chegou a triplicar nas últimas décadas, de US$180 milhões
de dólares em 1980 a US$500 milhões em 1990.
Origens
Thomas
A. Dorsey (1899-1993), compositor de sucesso tipo There Will Be Peace
in the Valley, é considerado por muitos, O Pai da Música Gospel.
No
início de sua carreira ele era um importante pianista de Blues,
conhecido aliás por Geórgia Tom. Ele começou a escrever Gospel depois
que ouviu Charles A. Tindley (1851-1933) numa convenção de músicos na
Filadélfia, e depois, abandonando as letras mais agressivas de outras
canções, não abandonou, contudo, o ritmo de Jazz tão parecido com o de
Tindley.
A Igreja inicialmente não gostou do estilo de Dorsey e
não achou apropriado para o santuário, na época. Em 1994, após o seu
falecimento, a revista Norte-americana, Score, publicou um artigo com o
título: The Father of Gospel Music (em português, "O Pai da Música
Gospel"); neste artigo a revista declara que quando Dorsey percebeu, no
início de sua carreira com o Gospel, que muita gente estava brigando
contra a música Gospel, ele estava "determinado para carregar a
bandeira" a favor do Gospel, bem entendido.
Assim ele fez. Ele
investiu em 500 cópias da canção dele, If you See My Saviour (em
português, "Se Você Ver o meu Salvador") e enviou para diversas igrejas
do país. Levou quase três anos para ele conseguir mais pedidos da música
e ele quase retornou a tocar o Blues. Mas Dorsey não desistiu e com
ajudas de outros bons músicos ele foi em frente.
Trabalhou com
as cantoras, Sallie Martin (1895-1988) e Willie Mae Ford Smith
(1904-1994), escreveu centenas de músicas Gospel e testemunhou a sua
música subir no púlpito das igrejas—aonde, uma vez, recusaram ela de
subir! Dorsey fundou a Convenção Nacional de Corais Gospel nos Estados
Unidos, em 1932, uma organização que ainda existe até hoje na origem da
música gospel.
O desenvolvimento do Gospel
Muitos outros
novos nomes apareceram. talvez fossem "prisioneiros de uma velha
corrente, mas agora estavam salvos" prontos para alimentar a nova
corrente do Gospel, como Mahalia Jackson, Clara Ward e James Cleveland.
Mahalia
Jackson (1911-1972) foi convidada para cantar no televisionado Ed
Sullivan Show, minutos antes do eternizado discurso pró-liberdade negra
de Martin Luther King, que ele disse as palavras certas na hora certa: I
have a dream (em Português, "Eu tenho um sonho").
Mahalia
acabou sendo a convidada para cantar durante a cerimônia do funeral do
Rev. King; talvez, como num toque de mágica, ela escolheu uma canção de
Dorsey: Take My Hand, Precious Lord (em Português, "Precioso Senhor,
Pegue Minha Mão").
Clara Ward (1924-1973) junto ao The Ward
Singers, foi uma artista com presença e substância. Sua canção Surely
God is Able foi comentada como o primeiro disco de platina após a
Segunda Guerra Mundial.
Mas esta informação não pode ser
confirmada pois a RIAA mantém que Edwin Hawkins Singers foi o primeiro
vencedor do disco de ouro com um Gospel, em 1968, com o famoso sucesso,
Oh, Happy Day, desde que a RIAA começou a manter as estatísticas nas
vendas dos discos, mas Ward influenciou muitos artistas com seu estilo,
incluindo nomes como Little Richard e Aretha Franklin, que mantém que
Ward era seu ídolo.
James Cleveland (1932-1991): se Dorsey foi
aclamado, por muitos da indústrias e seus seguidores, como o pai da
música Gospel, o cantor Cleveland foi coroado, pelos seus admiradores,
"The King of Gospel" (em Português, "O Rei do Gospel").
Ele
recebeu nada menos do que quatro GRAMMYs, incluindo um póstumos pelo seu
álbum Having Church. Assim como Clara Ward, James Cleveland tinha muita
presença com sua audiência.
Ele não teve uma reputação de ter
uma boa voz, mas ele conseguia agradar a todos que o ouvia. O seu grande
feito foi fundar sua organização, em 1967, Gospel Music Workshop of
America, considerada a maior convenção de Gospel do mundo, hoje, com
mais de 185 escritórios de representações distribuídos pelos Estados
Unidos.
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